A entrevista de emprego é o momento em que o entrevistador conhece o candidato e valida as informações que foram apresentadas no currículo, por meio de perguntas. Por isso, é importante estar preparado para se destacar dos demais candidatos.
As perguntas feitas durante essas entrevistas são projetadas para avaliar não apenas as habilidades técnicas, mas também as habilidades interpessoais e a adequação cultural. Conheça os questionamentos mais comuns, entendendo como respondê-los de forma que destaque suas qualidades e experiência:
“Fale sobre você”
Essa é clássica. É importante iniciar a resposta destacando sua formação e experiência profissional, focando em como esses aspectos o prepararam para a posição. Concluir mencionando interesses pessoais.
“Quais são suas maiores conquistas profissionais?”
Destacar realizações relevantes e seus impactos, evidenciando suas habilidades e contribuições anteriores para organizações ou projetos.
Quais são seus principais defeitos e qualidades?
O segredo é encontrar o equilíbrio entre a sinceridade e o clichê. Principalmente no que refere-se aos defeitos, trazendo sempre exemplos práticos do que tenta fazer para resolvê-los.
“Como lida com desafios e pressão?”
Descrever uma situação desafiadora que enfrentou, explicando as medidas tomadas para superá-la e destacando lições aprendidas.
“Por que você saiu (ou deseja sair) do último emprego?”
A resposta a essa pergunta, em hipótese alguma, pode ser um momento para reclamações desnecessárias sobre a última experiência. Por isso, é necessário tentar encontrar sempre o melhor ângulo sobre o que aconteceu e não exagerar na negatividade.
“Por que você deseja trabalhar na empresa?”
Nesta, é imprescindível ser específico e pontuar o que leu sobre a empresa. Essa pergunta, dá a oportunidade de mostrar o quanto pesquisou pela empresa/área e o quanto deseja a vaga.
“Onde você se vê daqui a cinco anos?”
Apontar metas realistas alinhadas com o desenvolvimento na empresa, demonstrando comprometimento a longo prazo.
“Tem alguma pergunta que gostaria de fazer?”
Essa é geralmente a última pergunta. É interessante perguntar a rotina da empresa, a equipe e a área, porque mostra interesse e engajamento.