ESTUDE NA UNIT
MENU

Primeiros socorros: o que fazer em acidentes domésticos?

Enfermeira explica os procedimentos necessários

às 11h28
close-up shot of first aid kit with different medicines on wooden tabletop and on black
close-up shot of first aid kit with different medicines on wooden tabletop and on black
Compartilhe:

Diariamente, por mais que seja possível prevenir, estamos suscetíveis a pequenos acidentes domésticos enquanto realizamos nossas atividades, como queimaduras, cortes ou quedas. Quando algo acontece, além de manter a calma, é importante tomar algumas medidas de primeiros socorros.

Queimaduras

Do contrário ao que se acredita, não é recomendado, de forma alguma, que vítimas de queimaduras apliquem pasta de dente, café ou qualquer outra substância no local da queimadura, nem mesmo tentar estourar a bolhas que se formarem. Gabriella Nascimento, professora do curso de Enfermagem da Unit-PE, explica que, em casos de queimadura de 1° grau (caracterizada por vermelhidão, dor local e edema), recomenda-se colocar a parte queimada debaixo de água corrente e fria por, aproximadamente, 10 minutos. Além disso, compressas frias e úmidas também podem ser utilizadas. Já em caso de queimaduras em grandes extensões do corpo, deve-se entrar em contato com Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do telefone 192, ou, se houver possibilidade, levar a vítima para a emergência.

Envenenamento

Ingerir substâncias tóxicas como produtos de limpeza ou veneno de rato, acaba sendo mais comum quando existem crianças em casa. Muitas pessoas acreditam que dando leite, o efeito será cortado, entretanto, é mais um mito popular. “Não se deve oferecer água, leite ou qualquer outro líquido, ou até mesmo provocar o vômito. O recomendado é pedir ajuda ligando para  o serviço de atendimento móvel de urgência – SAMU 192, ou encaminhar essa criança com urgência, para serviço médico”, explica Gabriella.

Cortes

Principalmente no preparo ou manuseio de alimentos, é comum que aconteçam lesões por conta de objetos cortantes ou pontiagudos. Nesses casos, é importante tentar estancar o sangramento com gazes ou panos limpos, mas vale ressaltar que, mesmo conseguindo controlá-lo, é necessária uma avaliação médica para saber se o corte precisará de pontos. E, ainda de acordo com a professora, deve-se ter atenção com materiais penetrantes. “Caso o corte seja causado por algum material penetrante , não tente remover, essa conduta poderá causar um novo sangramento. Nesse caso, procure o hospital mais próximo imediatamente”, pontua.

Quedas de pressão e desmaios

Gabriella explica que, em ambos os casos, o recomendado é elevar as pernas da vítima para que o fluxo sanguíneo na região da cabeça aumente e a vítima consiga recobrar os sentidos. Mas, deve-se lembrar, que nos desmaios, caso a vítima seja encontrada inconsciente, é importante observar se ela está respirando, através da elevação do tórax. 

Asfixia 

Assim como nos casos de envenenamento, é mais comum que aconteça com crianças, porém, adultos também estão suscetíveis. A recomendação é de se manter calmo e acionar o Samu, entretanto, nos casos de obstrução total das vias aéreas por corpo estranho, a manobra de Heimlich pode ser realizada, enquanto o socorro não chega. Já em caso de crianças, o procedimento é um pouco diferente. “Em caso de crianças maiores de um ano de idade, é recomendado que você fique da altura dela ou a coloque no colo. Após isso, posicione suas mão fechadas, uma em cima da outra, guardando o polegar e feche os dedos. Posicionando-se atrás da criança, deve-se colocar as mãos na boca do estômago (no meio, no final das costelas) e fazer compressões rápidas  em formato de “J” para dentro e para cima”, explica a professora.

Compartilhe: