De acordo com a pesquisa FipeZap, divulgada em outubro de 2021, Recife está em segundo lugar entre as cidades mais caras para se morar no Brasil. O locatário deve desembolsar R$ 41 por metro quadrado. Em 2022, a capital apresentou alta de 15,49% no valor da locação.
“Historicamente, o valor do aluguel do Recife é alto porque esses bairros mais valorizados adensam mais pessoas, são bairros mais nobres, que oferecem para o morador uma infraestrutura atraente. A preocupação do recifense com o trânsito é muito grande. Em morar perto do trabalho e escola, além da sensação de segurança, isso faz com que alguns bairros fiquem mais valorizados e caros”, explica Edgard Leonardo, economista e professor da Unit-PE.
Os bairros com aluguéis mais caros no Recife são os que mais concentram estes fatores explicados por Edgard: Pina, Santo Amaro, Parnamirim e Boa Viagem. Outro tópico abordado na pesquisa foi a vantagem de alugar imóveis na capital. O resultado apresentado foi que o locador consegue uma rentabilidade de 6,93%, o que constitui um ótimo investimento.