ESTUDE NA UNIT
MENU

Prazo de submissão de trabalhos para Jornada de Nutrição é prorrogado

As pesquisas devem ser enviadas até o dia 29 de agosto

às 15h07
Compartilhe:

O prazo para submissão dos trabalhos, realizados por estudantes, professores ou profissionais de Nutrição, a serem apresentados durante a IV Jornada de Nutrição do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão – foi prorrogado para o dia 29 de agosto. As pesquisas devem ser enviadas, em formato de resumo de até 400 palavras para o email jornadadenutricaounit@gmail.com

A lista das pesquisas selecionadas será divulgada por e-mail no dia 30 de agosto. Os resumos devem conter tema, introdução/justificativa, objetivos, metodologia, conclusão, referências.

Somente serão aceitos trabalhos com no máximo seis autores, incluindo um orientador, e todos os autores devem estar inscritos. Aqueles que forem selecionados devem ser apresentados nos dias 3 e 4 de setembro em formato de banner, conforme edital. Os três melhores trabalhos apresentados serão premiados com Certificado de Honra ao Mérito. Os projetos podem se enquadrar nos seguintes temas:

  1. Nutrição em Saúde Coletiva;
  2. Nutrição Clínica;
  3. Nutrição em Alimentação Coletiva;
  4. Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos;
  5. Educação Nutricional;
  6. Modulação Intestinal.

IV Jornada de Nutrição

O evento é de realização do curso de Nutrição da Unit-PE, em comemoração ao Dia do Nutricionista, celebrado no dia 31 de agosto. A Jornada, que visa promover debates sobre temas atuais da área, acontece nos dias 3 e 4 de setembro e é aberta ao público. As inscrições são gratuitas, com a doação de 1 kg de alimento, e podem ser realizadas pelo site.

O tema central do encontro é “Modulação intestinal nos vários ciclos da vida” e, na ocasião, haverá palestras e a exposição de trabalhos realizados pelos estudantes. Segundo Hortência Andrade, coordenadora da graduação, o evento “é acadêmico, e por isso é pensado e planejado para o aluno, com temas pouco discutidos na grade curricular”.

Programação

A abertura do evento será às 18h, no dia 3 de setembro, e às 19h será a primeira palestra, com o tema “O Impacto da Modulação Intestinal para o Dia a Dia”, conduzida por Isabel Vilela, nutricionista clínica funcional e intestinal. Às 20h, será realizado um intervalo, com a apresentação de banners com trabalhos científicos dos alunos. A programação retoma às 20h30, com uma palestra sobre “Modulação Intestinal no Tratamento do Autismo”, comandada pela nutricionista clínica e funcional, Kalina Duarte.

A programação do dia 4 de setembro terá início às 19h, com uma explanação sobre “Modulação Intestinal nas Doenças Crônicas”, com Joyce Moraes, que é nutricionista e mestre em Saúde da Criança e do Adolescente. Novamente às 20h haverá um intervalo para apresentações dos trabalhos dos estudantes. Às 20h30, Pedrita Albuquerque vai palestrar sobre “Modulação Intestinal na Gestação”. Ela é mestre em Nutrição e especialista em Nutrição em Saúde da Mulher e Obesidade e Emagrecimento.

O que é modulação intestinal

A modulação intestinal é um tratamento utilizado em casos de desregulação da microbiota intestinal (o conjunto de micro-organismos presentes no intestino), o que é chamado de disbiose. Esse fenômeno pode causar diarreia, prisão de ventre, má digestão, baixa imunidade, e até influenciar na ansiedade ou depressão. O tratamento é feito através de uma mudança de hábitos, como consumir fibras e probióticos, e evitar alimentos que causam fermentação no intestino (feijão, couve-flor, repolho e batata doce, por exemplo).

Compartilhe: