ESTUDE NA UNIT
MENU

Pós-graduação x novo curso: qual escolher?

Dúvida é frequente entre estudantes e leva a questionamentos e reflexão

às 19h11
Compartilhe:

Na hora de decidir o futuro acadêmico e profissional, muitos estudantes ficam com dúvidas sobre qual caminho trilhar. Uma das maiores dificuldades é escolher entre se aprofundar na área da graduação, realizando, por exemplo, uma especialização ou a pós-graduação, ou seguir em uma outra área de trabalho e estudo, ingressando em um novo curso – a segunda graduação. Mas, afinal, qual opção é a melhor? Joebson Oliveira, coordenador do curso de Administração e do Núcleo de Carreiras da Unit, explica.

Em ambas as opções, é preciso considerar prós e contras, além da análise do futuro. Quem opta por fazer a pós-graduação, irá permanecer em sua área de atuação, especializando-se em determinado tema, enquanto seguir em um novo curso irá levar à outro campo profissional, podendo ser diferente ou não da primeira graduação. 

Mas, enfim, quando fazer uma segunda graduação? É preciso, antes de tudo, avaliar. Quando não se está satisfeito com o curso atual, a decisão acaba sendo uma alternativa, já que a área não se torna mais atrativa, levando o estudante a procurar novas abordagens. Para quem já é formado e trabalha, a vontade também pode existir, por exemplo, quando o emprego não se torna satisfatório, ou se tem uma desconexão entre curso e a prática.

Nesse caso, há várias vantagens, como adquirir novos conhecimentos, ampliar o currículo e ter a oportunidade de conhecer outras áreas. Em contrapartida, é mais um investimento, seja de tempo ou valores. 

Já em relação à pós-graduação, ela é ideal para quem gosta de seu curso e quer aprofundar ainda mais o que foi aprendido em sala de aula. Para quem já trabalha, é uma forma de adquirir mais conhecimento e técnicas que podem ser aplicadas na rotina. Além disso, a pós ajuda a levar a novos cargos e posições. 

Compartilhe: