Apesar de dados do IBGE de 2017 indicarem dezembro como o mês do ano com maior registro de casamentos no Brasil, maio continua sendo conhecido como o “mês das noivas”. Mas você sabe de onde ou como surgiu essa fama que o quinto mês do ano ganhou?
A tradição veio de países do hemisfério norte, de clima temperado, como países europeus e Estados Unidos. Lá, o mês de maio cai na primavera, estação muito conhecida pela grande quantidade de flores. Assim, nesses países, a grande disponibilidade de flores era aproveitada para a confecção dos buquês.
Além disso, para a religião católica, no mês de maio é celebrada a consagração de Maria. Como o matrimônio é associado a ideias como pureza e delicadeza, também ligadas à mãe de Jesus, a religião acabou influenciando esse hábito de chamar maio de mês das noivas, principalmente para quem deseja casar na igreja.
O fato de o próprio dia das mães cair em maio também contribui para isso. Não só porque muitas mulheres que se casam também desejam ser mães, mas também pela associação à Virgem Maria. Ou seja, já que maio é o mês de Maria (para o catolicismo), e também é o mês das mães, as tradições acabam resultando na fama de “mês das noivas”.