ESTUDE NA UNIT
MENU

Por que as queixas sobre varizes aumentam no verão?

A condição pode vir acompanhada de dor e inchaço nas pernas

às 17h37
Compartilhe:

Você já se deparou com algumas veias dilatadas e vasinhos nas pernas? Ou mesmo já viu em outras pessoas? Estas são as varizes. Apesar de, no início, parecer se tratar apenas de um problema estético, elas são resultado do adoecimento dos vasos, logo, o sangue passa a fluir de maneira mais lenta nesses locais. Além disso, outros sintomas como inchaço e dores nas pernas são comuns.

Quem possui varizes, já deve ter tido a impressão que durante o verão o problema aumenta e, de fato, é o que acontece. A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) fez um levantamento que aponta um aumento entre 20% a 30% das queixas sobre varizes no verão.

O que acontece nesse período é uma sobrecarga da circulação sanguínea pois, por conta do calor, a dilatação dos vasos aumenta consideravelmente. Como o sangue circula de forma mais lenta, passa a acumular nas extremidades do corpo – por isso, é mais comum que apareça nas pernas. Aliado a isso, passar muito tempo sentado ou de pé, acaba favorecendo o surgimento de varizes.

Compartilhe: