ESTUDE NA UNIT
MENU

Plantão Biomédico dá início a ciclo de palestras com profissionais de mercado


às 17h37
Compartilhe:

plantao_bioA cada quinze dias, um encontro entre um profissional da área e os alunos da graduação em Biomedicina. Este é o propósito da realização do Plantão Biomédico, iniciativa que promete aproximar estudantes da realidade vivida por quem já está atuando profissionalmente.
O primeiro encontro foi realizado na noite desta quarta (10) no auditório do Anexo Saúde II, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT e teve como tema: Carreira Acadêmica: da Graduação ao Doutorado.

Para dar a largada ao ciclo de palestras a convidada da noite foi a doutoranda em Ciências Biológicas, pela UFPE, Glêzia Renata da Silva, que trouxe um tema pertinente a boa parte dos estudantes: a escolha entre a entrada no mercado de trabalho ou a carreira acadêmica.

Formada em Biomedicina desde 2010, Glêzia Renata concluiu mestrado em Biotecnologia Industrial, em 2013, e logo em seguida deu início ao doutorado.

Na conferência, a pesquisadora contou, através das experiências que acumulou desde a entrada na faculdade, o passo a passo para construir uma carreira voltada a dar frutos no futuro e não de imediato, como muitos formandos preferem.

Segundo a conferencista, muitos dos que terminam o curso ficam em dúvidas em qual caminho seguir, pois em alguns casos, não tem maturidade para tomar uma decisão que dificilmente poderá ser revertida.

“Desde os primeiros períodos do curso, sempre tive como meta acumular conhecimentos a qualquer custo, pois sempre pensei em prioritariamente em enriquecer o meu currículo. Meus primeiros estágios eram voluntários, não ganhava nenhum tipo de bolsa, mas mesmo assim, não desisti e segui em frente”, afirmou.

Ao longo da palestra, Glêzia demonstrou que o essencial para quem ainda se encontra nos bancos da faculdade é sempre buscar oportunidades. “Quando me formei, ainda morava em Caruaru com a minha família e decidi que para conseguir uma experiência melhor, tinha que vir para a capital. Conversei com meus pais que entenderam e me apoiaram, dando o suporte necessário para que eu conseguisse estagiar em um grande laboratório onde conheci a futura orientadora do meu mestrado”, explicou

Segundo o coordenador de Biomedicina, da UNIT, prof. Emerson Araújo, o Plantão Biomédico foi organizado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e tem como característica mostrar aos estudantes as experiências dos biomédicos já formados.

“Dessa forma, conseguiremos mostrar como profissionais formados há dois, três e até mais anos, conseguiram suplantar dificuldades que apareceram no caminho, bem como apresentar “cases de sucesso”, como por exemplo, a possibilidade de apresentar pesquisas em congressos e eventos de renome”, finalizou.

Compartilhe: