ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba mais sobre pesquisa científica na Unit PE


às 14h57
Compartilhe:

Na hora de escolher uma instituição de ensino você pode levar em consideração muita coisa, dentre elas a localização, o tempo de atuação no ramo educacional, os cursos, a estrutura, mas, muitos estudantes acabam deixando de lado uma parte muito importante: o incentivo à pesquisa. 

As ações voltadas para essa área fazem diferença no currículo de todo estudante de um curso superior. É nela que a jornada em busca de se tornar um profissional completo, se inicia. Pensando nisso, o Centro Universitário Tiradentes, tem a COPEX. 

A Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX), tem como objetivo estimular a participação de discentes e docentes na carreira acadêmica, através de seus projetos voltados para a pesquisa, extensão e monitorias. Em 2020, ocasionalmente, houve a suspensão dos novos editais desses programas, devido a pandemia. Mas, o Edital 2021 já está disponível no site.

Segundo a coordenadora da COPEX Unit, Rizete Costa, “No edital, estão sendo oferecidos 5 projetos, cada projeto com 1 bolsista e 5 alunos voluntários, tanto para Iniciação Científica quanto para Extensão, e 10 bolsas de monitorias. Apesar desses números, nada impede que o professor traga uma proposta sem encargos institucionais, mas que esteja dentro dos requisitos do edital”.

Na área da saúde, principalmente, além dos números de bolsas para monitoria, tem também vagas para monitores voluntários. Essa é uma demanda feita pelos próprios alunos dos cursos, visto que a participação nesse tipo de programa beneficia aqueles que desejam, após o término da graduação, ingressar em residência. 

“A COPEX acompanha o desenvolver e o desenrolar desses projetos, através de instrumentais próprios. Mensalmente, os alunos apresentam relatórios com informações qualitativas, para que seja feito um link com a curricularização da extensão, que é a nova meta do Grupo Tiradentes”, acrescenta Rizete.

As pesquisas produzidas pelos alunos da Unit são incentivadas à transformação em artigos científicos que, inicialmente, são publicados na Revista de Graduação própria do grupo. Entretanto, o Centro Universitário Tiradentes (Unit PE), tem alunos que tiveram o produto final de suas pesquisas apresentados em congressos internacionais, como as alunas de Direito, em 2019, que foram apresentar em Lima no Peru.  

ÁREAS DE PESQUISA

As linhas básicas de pesquisa trabalhadas pela Copex são nas áreas de Direitos Humanos, Saúde e Empreendedorismo, porém não se limita a isso. As áreas acabam se interligando e gerando novos ambientes para serem explorados pelos nossos alunos. 

EDITAIS

Os editais da COPEX 2021 já estão disponíveis desde o último dia 26/02, seguindo até o dia 18/03, são para as áreas de iniciação científica, extensão e monitorias. O início das atividades estão previstas para abril de 2021.

Você pode conferir (e como aluno) se inscrever, clicando aqui.

Compartilhe: