Uma condição que atinge tanto adolescentes quanto adultos e afeta, além da saúde da pele, também a autoestima e confiança é a acne. Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia afirmam que, pelo menos, 56,4% dos brasileiros de ambos os sexos são atingidos por ela.
A acne nada mais é do que uma dermatose (doença da pele), causada pelo aumento da produção de secreção das glândulas sebáceas presentes na pele, além da obstrução dos poros e proliferação de bactérias. Existem quatro graus para classificar a acne, mas os mais frequentes e conhecidos são o tipo I (apenas cravos, sem lesões inflamatórias) e o tipo II (cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pústulas), além disso, ela também pode atingir outras áreas do corpo como costas, braços e colo.
Suas causas estão relacionadas a desregulações hormonais, predisposição genética, estresse excessivo, falta de higienização, alimentação rica em açúcares e gorduras, entre outros.
Cuidados – O mais indicado é consultar o seu dermatologista pois, apenas ele, poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso, por exemplo, utilizando produtos tópicos, medicamentos hormonais, indicar limpezas de pele profundas e outros. Mas existem dicas essenciais para o dia a dia:
- Não espremer os cravos ou espinhas pois podem inflamar ainda mais ou causar manchas na pele;
- Higienize a pele, no máximo, duas vezes ao dia com os dermocosméticos apropriados;
- Utilize protetor solar e hidratante diariamente;
- Esfolie a pele até duas vezes por semana;
- Sempre remova a maquiagem completamente;
- Apenas utilize ácidos e secativos que forem indicados pelo seu dermatologista.