ESTUDE NA UNIT
MENU

Papel ou tablet: qual o melhor para estudar?

Experimente as duas formas e descubra qual se encaixa melhor à sua rotina

às 12h37
Compartilhe:

Atualmente, é possível optar por diversas ferramentas diferentes na hora de estudar, seja através de livros, anotações, tablets, smartphones ou computadores. Eles ajudam na produtividade, concentração e aprendizado, cada um se adaptando melhor à rotina dos estudantes. Entretanto, quando se fala em estudar através de materiais impressos ou digitais, surgem diversos debates sobre qual seria o melhor, por isso, vamos explicar as vantagens e desvantagens deles a seguir.

Utilizar o papel, meio mais tradicional, garante que tenhamos mais atenção na hora de escrever, assim, memorizamos melhor as informações. Além disso, o ritmo de leitura se torna intuitivo e natural, é mais fácil se lembrar da parte em que parou e, ainda, o esforço físico e ocular feito é menor, afinal, no papel não existem luzes fortes. Também existe mais liberdade no papel, seja para fazer anotações, marcações ou setas e desenhos. Porém, pode ser complicado carregar diversas apostilas impressas na mochila, elas podem ser muito pesadas, além do custo da impressão em uma gráfica.

Já nos meios digitais, os principais pontos são a economia e a praticidade. Com o tablet, você não precisará imprimir dezenas de páginas de conteúdos, eles são facilmente encontrados em PDFs, além disso, já existem aplicativos capazes de grifar partes do texto e fazer anotações. Junto a isso, a leitura digital é mais rápida que a impressa. Porém, a longa exposição às telas pode provocar dores de cabeça e, a longo prazo, problemas de visão e redução da qualidade do sono. 

No fim, a melhor escolha é a que se adapta melhor à sua rotina e estilo de vida. Experimente as duas formas de estudar (digital e impresso) e perceba como você reage a cada uma delas.

Compartilhe: