ESTUDE NA UNIT
MENU

Palestras sobre Inteligência Artificial na Unit-PE promovem troca de saberes

Data Intelligence Day foi voltado para estudantes de Tecnologia da instituição e para o público externo

às 22h00
Compartilhe:

O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão, realizou o Data Intelligence Day, evento que aconteceu no dia 22 de abril e ofertou palestras sobre Inteligência Artificial. A ação foi aberta ao público, mas também reuniu estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e de Ciência da Computação da instituição, além de promover uma manhã com bastante conhecimento e troca de saberes. 

A primeira palestra trouxe discussão sobre como entender os projetos de Inteligência Artificial e suas aplicações práticas na rotina diária. Com o tema “Projeto de IA em C”, ela foi ministrada pelo professor da Unit-PE, Cloves Rocha. “Foi uma experiência incrível compartilhar minha sala de aula com tantos alunos engajados. Agradeço a todos”, declara.    

Em seguida, a Unit-PE também recebeu o CEO do Grupo HCI Sistemas, cientista da computação e programador, Mike Lustosa, que trouxe insights valiosos na segunda palestra: “IA – Inteligência Artificial: Principais Conceitos”, elucidando os fundamentos dessa tecnologia cada vez mais revolucionária. “Foi uma honra. A receptividade calorosa e o engajamento demonstrado por todos enriqueceram a experiência e reforçaram a importância do diálogo e da troca de ideias na construção do saber “, conta o profissional, que também é ex-aluno de Cloves Rocha. 

Na iniciativa também buscou-se evidenciar as novidades no campo de práticas em Data Intelligence (Inteligência de Dados). “É um tema que tem trazido bastante aplicações e novidades para as empresas que utilizam essa tecnologia em seus produtos e com seus clientes. A busca por profissionais capacitados nessas expertises aumenta a cada dia”, explica Arlindo Correia, coordenador dos cursos envolvidos. 

Para Manoel Leonardo, estudante do 3° período de Ciência da Computação da Unit-PE, a experiência foi enriquecedora em todos os aspectos. “Foi possível entender como o mercado utiliza chatbots e outros tipos de tecnologia de maneira prática. É uma área que eu já tinha interesse e, não só me auxiliou a me situar mais, como me fez buscar por mais cursos para aprimorar meus conhecimentos”, afirma. 

Inteligência Artificial  

Com o avanço tecnológico em ascensão, a Inteligência Artificial se destaca, sendo um termo genérico para aplicações que executam tarefas complexas que antes exigiam interação humana, como raciocínio, reconhecimento de padrões, resolução de problemas e tomada de decisões. 

Através de softwares, aplicativos e outros recursos presentes na Internet, ela já é uma realidade no mundo inteiro e a tendência é que seu uso cresça ainda mais nos próximos anos. De acordo com dados apresentados pela AltIndex.com, o mercado global de IA continuará subindo a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 17% nos próximos quatro anos e atingirá um valor de mais de 500 mil milhões de dólares até 2027.

Outros dados estimam que a IA está projetada para levar à criação de 133 milhões de empregos em todo o mundo até 2025, apesar da eliminação de 75 milhões de empregos, resultando em um ganho líquido de 58 milhões de empregos.

Compartilhe: