ESTUDE NA UNIT
MENU

Outubro Rosa: Prevenção ao Câncer de Mama

“Quem tem peito tem direito!” é o lema da campanha no Brasil, este ano

às 14h24
Pink October Breast Cancer Awareness month, woman hand hold pink Ribbon and wear shirt for support people life and illness. National cancer survivors month, Mother and World cancer day concept
Pink October Breast Cancer Awareness month, woman hand hold pink Ribbon and wear shirt for support people life and illness. National cancer survivors month, Mother and World cancer day concept
Compartilhe:

O câncer de mama é um dos tipos mais conhecidos de câncer e o que mais acomete mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada ano, entre 2020 e 2022, estima-se que surjam mais de 66 mil novos casos no Brasil. 

A campanha do Outubro Rosa foi criada com o objetivo de disseminar informações, conscientizar e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em 1990, nos Estados Unidos, o laço cor-de-rosa foi distribuído aos participantes da “Corrida pela cura”, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Este ano, o lema da campanha no Brasil é “Quem tem peito tem direito!” e contará com ações em todo o país.

Sintomas 

Os sintomas iniciais da doença são alterações nas mamas, por isso a campanha sempre reforça a importância do autoexame, como aparecimento de nódulos, aspecto de casca de laranja, vermelhidão na pele e secreções saindo dos mamilos. Quando descoberto no início, o tratamento pode ser melhor sucedido.

Autoexame

É importante observar as mamas em frente ao espelho, em pé e deitada.

  • Espelho:

Observe com os braços caídos, levantados, abertos e apoiados na cintura, fazendo força. Nesse momento, devem ser observados tamanho, cor e formato das mamas e estar atenta a possíveis inchaços ou rugosidades.

  • Em pé:

É indicado que seja feito durante o banho. Levantando o braço direito e apoiando-o atrás da cabeça, deve-se utilizar a mão esquerda para apalpar as mamas com as pontas dos dedos fazendo movimentos circulares, assim como nas axilas. O processo deve ser repetido do outro lado.

  • Deitada:

De barriga para cima, coloque um travesseiro fino ou uma toalha dobrada embaixo do ombro esquerdo e coloque a mesma mão atrás da cabeça. Os movimentos circulares, assim como de pé, devem ser feitos com as pontas dos dedos e repetidos do outro lado.

Compartilhe: