ESTUDE NA UNIT
MENU

Ossos frágeis: Entenda como a osteoporose afeta o corpo

Doença é silenciosa e pode deformar os ossos

às 14h04
Compartilhe:

A osteoporose é uma doença que afeta cerca de 10 milhões de brasileiros, de acordo com a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso). A principal característica é a perda progressiva da densidade óssea, que torna os ossos porosos e frágeis, sujeitos a fraturas.

Normalmente, as mulheres são mais afetadas que os homens, principalmente durante a menopausa porque ocorre a diminuição do estrogênio – hormônio que auxilia na absorção do cálcio. Entretanto, pacientes mais jovens ou do sexo masculino também podem ser diagnosticados com osteoporose relacionada a fatores como pouco consumo de cálcio e vitamina D, sedentarismo, fatores genéticos, tabagismo ou doenças preexistentes (artrite, por exemplo).

A osteoporose é, na maioria dos casos, silenciosa e os pacientes só descobrem após sofrerem alguma fratura realizando atividades simples. Entretanto, alguns sinais como deformação de alguns ossos, dores crônicas e perda de estatura devem ser observados. O tratamento varia de caso a caso e pode incluir ajuste na dieta e uso medicamentos que complementam o cálcio e a vitamina D, além da realização de exercícios físicos, visitas ao fisioterapeuta e, até mesmo, reposições hormonais. 

Compartilhe: