A alimentação é um dos principais componentes para a saúde – afinal, ela é quem define os nutrientes, a saciedade e o sustento de todo ser vivo. Porém, existem alimentos que fazem o contrário: eles aumentam taxas ruins para o organismo, prejudicam órgãos e não fornecem itens necessários.
Salgados – Na parte de alimentos salgados, um dos mais prejudiciais à saúde são os salgadinhos de milho – eles são transgênicos e podem causar aumento de açúcar no sangue, ganho de peso, mudanças de humor e processos inflamatórios. Isso inclui os de queijo, churrasco e outros sabores variados.
Os alimentos congelados também geram malefícios para o organismo: pizzas, lasanhas e macarronada, por exemplo, têm muitas calorias e alto teor de sódio, o que pode aumentar a pressão arterial, levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e de câncer no estômago e até mesmo causar pedras nos rins.
A famosa batata-frita, alimento queridinho dos lanches, também não fica de fora: ela tem gordura-trans, que aumenta o colesterol e entope vasos sanguíneos, levando ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Em seu processo de fritura, gera outros malefícios, como o desencadeamento de inflamações e condições como câncer e artrite, por conta do óleo.
A margarina faz extremamente mal à saúde: por conta de seus ingredientes – solventes de petróleo, ácidos e níquel – ela causa danos em órgãos como o pulmão, fígado e os reprodutivos, além de levar a diminuição do aprendizado e crescimento, problemas de peso, aumento de risco de doenças cardiovasculares e câncer.
Doces – Na parte dos doces, o sorvete vem como principal alimento prejudicial. Ele contém altos níveis de açúcar, gordura-trans, corante e substâncias químicas que causam danos no cérebro e no sistema nervoso. Outro exemplo são as rosquinhas – ou donuts. Elas têm muita gordura-trans e açúcar, o que pode levar a doenças cardíacas e cerebrais.
Biscoitos recheados também são um perigo: eles têm muito açúcar e gorduras, o que pode levar ao aumento de glicose e colesterol. Assim como as barras de chocolate – com muito açúcar e gorduras, elas não têm nutrientes e são muito prejudiciais.
Bebidas – Na classe de bebidas, os refrigerantes são extremamente ruins para o organismo: eles contém muito açúcar, calorias, corantes e ácidos, levando a problemas cardiovasculares, dos ossos, como a osteoporose, e cáries nos dentes. E os Diet são ainda piores, porque contém aspartame, substância que causa ansiedade, depressão, cegueira, tumores, tonturas, enxaqueca e até morte.
E se engana quem acha que suco de caixa não faz mal: ele tem muitos açúcares, conservantes, acidulantes e corantes, com muitas calorias, o que leva ao ganho de peso, obesidade, aumento da glicose no sangue e doenças cardíacas.