ESTUDE NA UNIT
MENU

Os benefícios de fazer trilhas

Os trajetos podem possuir diferentes níveis de dificuldade e duração

às 13h16
Compartilhe:

Atividades físicas ao ar livre são uma ótima opção para quem deseja estar em contato com a natureza, economizar com aulas em academias e, ainda, beneficiar a saúde física e mental. Além disso, podem ajudar a conhecer lugares novos, enfrentar desafios e melhorar o humor, como é o caso das trilhas.

Essa modalidade se caracteriza por caminhos, existentes ou estabelecidos, utilizados para caminhadas, pedaladas ou mesmo corridas, com o objetivo de não apenas aproximar os participantes da natureza mas, também, levá-los a conhecer novos lugares, pontos turísticos ou outros atrativos. Os trajetos podem possuir diferentes níveis de dificuldade e duração, por exemplo, enquanto no hiking os participantes fazem pequenos caminhos e voltam no mesmo dia, no trekking os percursos são mais longos, com pernoites no caminho. Além disso, pode-se unir a outros esportes como rafting ou rapel em cachoeiras e, ainda, travessias em rios e escaladas.

Basta escolher o formato que mais se adapta ao seu estilo de vida e desfrutar dos diversos benefícios das trilhas para a saúde. Um deles é o combate à insônia, bem como a prevenção de doenças cardiovasculares, afinal, praticar esta modalidade estimula a circulação sanguínea e torna os vasos e artérias mais flexíveis e saudáveis. É importante destacar, também, a melhora do condicionamento físico e fortalecimento da musculatura das pernas e abdômen, além do aumento do bem-estar, melhoria da qualidade de vida, combate à ansiedade e depressão, entre outros.

Compartilhe: