ESTUDE NA UNIT
MENU

Odontologia estética cresceu 300% nos últimos anos, aponta pesquisa

Dado é da Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), que vem percebendo o crescimento da área desde 2017. Clareamento, lente de contato dental e uso de botox são exemplos dos procedimentos estéticos

às 19h44
Compartilhe:

A Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) revelou que, desde 2017, a área da odontologia estética cresceu 300%, com tratamentos e procedimentos inovadores. Clareamento, uso de botox, lentes de contato e implantes modernos estão cada vez mais diferentes com a ajuda da tecnologia, favorecendo o aumento na procura. E, é claro, um sorriso bonito beneficia a autoestima – além de promover o bem-estar e a saúde.

A tendência é que o mercado odontológico mundial continue crescendo e evoluindo. Segundo levantamento da companhia irlandesa Research and Markets, cerca de US$ 35,7 bilhões serão movimentados até o ano de 2023, representando um crescimento médio anual de 5,59% desde 2018. E o Brasil colabora bastante nessa economia, estando em 4° lugar na lista dos países com os maiores mercados de odontologia estética. De acordo com o Caderno de Tendências 2019/2020, elaborado pelo Sebrae e Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil responde por cerca de 6,9% do mercado mundial, ficando atrás de três grandes potências mundiais, Estados Unidos, China e Japão.

Novos procedimentos

Os procedimentos odontológicos estéticos são variados, com diversas técnicas. Mas o intuito deles é sempre o mesmo: promover a mudança e corrigir falhas, além de assegurar o bem-estar do paciente. A área mais conhecida da estética é a ortodontia, que é responsável pela colocação de aparelhos ortodônticos, visando transformar e alinhar os dentes, aproximando-os ou separando e corrigindo também a mordida. O diferencial agora é que eles estão cada vez mais discretos: os chamados “aparelhos invisíveis” não têm mais fios nem peças. 

Outro procedimento bastante famoso e que vem crescendo atualmente é a colocação de facetas de porcelana e lentes de contato – materiais finos, colocados por cima do dente, com o intuito de corrigir o visual, preenchendo espaços, alinhando e clareando. É o tipo de técnica que deixa o sorriso “perfeito”, mas que tem que ser analisado e feito por um dentista.  O uso de impressoras 3D em diversas técnicas também está sendo difundido. As ações feitas pelo profissional ficam mais corretas e seguras. Próteses dentárias, cirurgias e resinas compostas são exemplos de procedimentos que são melhorados com o modo 3D.

Botox

Outro caminho que era pouco conhecido pelas pessoas é a aplicação da toxina botulínica, o botox, por cirurgiões dentistas. O profissional está apto ao uso, mas com segurança e em situações específicas. A substância é responsável por inibir a contração do músculo atingido, relaxando a área, com uma duração de seis meses.  

O bruxismo – disfunção em que a pessoa range os dentes involuntariamente durante à noite, desgastando os dentes – pode ser tratado com o botox, assim como em dores faciais na mandíbula e no maxilar, que são eliminadas após a aplicação. Na parte da estética, a toxina botulínica pode ser aplicada para corrigir o sorriso gengival, caso em que se tem o excesso de gengiva sob os dentes. Quando ela é injetada na área, acontece o relaxamento e a retração da pele, liberando espaço e corrigindo o problema.

Harmonização facial

Outra ação estética é a realização de harmonização facial por dentistas. A técnica é usada para harmonizar e fazer a simetria entre a região da face, com a aplicação de botox e ácido hialurônico. Antes, só médicos dermatologistas podiam fazer o procedimento. Porém, o Conselho Federal de Odontologia emitiu a aprovação para os cirurgiões dentistas em junho de 2021, segundo resolução CFO 237/2021.

Saúde e Conforto

O fato é que, com o passar dos anos, cada vez mais novas técnicas avançarão e trarão mudanças na estética e no bem-estar de muitos pacientes odontológicos, ajudando não só no sorriso, mas também no conjunto da saúde e do conforto. 

Compartilhe: