ESTUDE NA UNIT
MENU

O que se faz em um projeto de iniciação científica

A oportunidade traz benefícios pessoais e profissionais

às 14h04
Compartilhe:

Se você está se preparando para entrar no mundo acadêmico ou já está ingressado, provavelmente já deve ter escutado sobre programas de iniciação científica. 

Antes de mais nada, a iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica, na qual os estudantes, acompanhados por um professor orientador, aprofundam seus estudos em torno de um determinado tema, buscando sempre fomentar a produção e o pensamento científico. 

E, apesar de não ser obrigatória, participar de um programa de iniciação científica pode trazer diversos benefícios para vida acadêmica e profissional, fazendo com que aspectos de análise crítica, de maturidade intelectual e de autonomia para as tomadas de decisão sejam contemplados. 

Mas afinal, o que se faz em um projeto de iniciação científica? 

Os participantes desenvolvem pesquisas que promovem revisões de temas relacionados a seus cursos, apresentam novas teorias e explicações, bem como aplicam pesquisas de campo.

As suas principais atividades se baseiam nos métodos e procedimentos científicos para coleta de dados, análise das informações, formulação de hipóteses e desenvolvimento de teorias embasadas cientificamente. 

No fim do processo, os estudantes apresentam um artigo científico ou apresentam os resultados obtidos com a pesquisa em eventos científicos. 

Compartilhe: