O mercado de trabalho tem mudando ao longo dos anos, principalmente com a expansão tecnológica. As empresas prezam por investir em colaboradores que possam tornar o ambiente de trabalho mais eficiente e dinâmico. E isso é feito através da análise das soft skills de cada pessoa.
Soft skills – habilidades interpessoais – são as características comportamentais, de caráter subjetivo, relacionadas à maneira como uma pessoa lida com o outro e, ao mesmo tempo, como ela lida com suas próprias emoções.
Para o psicólogo Daniel Goleman, autor do livro “Inteligência Emocional”, “habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem profissionais incríveis dos medianos”.
De acordo com site de recrutamento CareerBuilder, as dez habilidades pessoais mais procuradas pelas organizações são: princípios éticos; confiança; atitude positiva; motivação; trabalho em equipe; organização e gestão do tempo; capacidade de trabalhar sob pressão; comunicação; flexibilidade; e segurança.
Por isso, é imprescindível identificar essas habilidades para alcançar todos os objetivos profissionais e garantir que você combine com a sua área de atuação. A internet oferece inúmeros conteúdos sobre o assunto, inclusive, palestras e workshops.