O formigamento nas pernas acontece de forma corriqueira e traz um certo desconforto, normalmente, quando o circulamento sanguíneo fica comprometido, por exemplo, quando estamos numa posição ruim ou até quando dobramos ou sentamos em cima das pernas. Estes não requerem tanta preocupação, afinal, o formigamento melhora após alguns minutos.
Porém, existem casos em que o formigamento acaba sendo recorrente e pode indicar algumas patologias. Uma grande responsável pelo formigamento nas pernas é a hérnia de disco, que acaba pressionando os nervos que irradiam das vértebras. Além dela, problemas de ordem psicológica também podem trazer dormência ou formigamento em algumas partes do corpo, incluindo as pernas, como os casos de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) ou ataques de pânico.
A desidratação também é um fator que causa formigamento, além da alimentação deficiente em potássio. Também é possível que a esclerose múltipla cause isso pois ela atrapalha a transmissão de alguns comandos do organismo. Além disso, quadros como diabetes, varizes e inflamação do nervo ciático podem estar relacionados.
É importante lembrar que o diagnóstico médico é extremamente necessário, principalmente, quando o formigamento está associado a outros sintomas como dores nas costas, formigamento em outras partes do corpo, náuseas, fraqueza ou perda de sensibilidade.