As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são um conjunto de diretrizes e padrões técnicos estabelecidos para diversas áreas de conhecimento no Brasil, que têm como objetivo principal a padronização e a qualidade de trabalhos acadêmicos, serviços, processos e documentos em diferentes setores da sociedade.
Recentemente, a ABNT anunciou algumas mudanças referentes à NBR 10520, que corresponde às citações em trabalhos acadêmicos. A atualização da versão anterior dessa norma aconteceu há 21 anos, em 2002, e agora passa a concordar com a NBR 6023 (Referências – elaboração), atualizada em 2020. Confira o que mudou:
– Indicação de autoria pessoa física, dentro dos parênteses, deve ser feita em letras maiúsculas e minúsculas.
Antes:
(FREIRE, 1982)
(SARTORI; DEBASTIANI; OLIVEIRA, 2022)
Agora:
(Freire, 1982)
(Sartori; Debastiani; Oliveira, 2022)
– Indicação de autoria jurídica, dentro dos parênteses, deve ser feita pela sigla ou nome completo, em letras maiúsculas e minúsculas. Recomenda-se que as siglas sejam grafadas em letras maiúsculas.
Exemplo:
(PUCRS, 2023)
(Organização das Nações Unidas, 2023, p. 15)
– A indicação de autoria governamental, dentro dos parênteses, deve ser feita pela jurisdição ou nome do órgão superior, em letras maiúsculas e minúsculas.
Exemplo:
(Rio Grande do Sul, 2020)
(Banco Central do Brasil, 2023)
– Nas citações diretas, a indicação de página ou localização deve ser acrescentada se houver.
Para paginação, usar abreviatura p. e, para localização, usar a abreviação local. Ex.: (Bourdieu, 2004, p. 28) ou (Dongo-Montoya, 2009, local. 264) ou (Brasil, 1999).
Para documentos não paginados e/ou documentos eletrônicos, convém indicar a localização do trecho citado como consta no documento.
– Em indicação de autoria de citação com mais de três autores, é opcional o uso da expressão et al para reduzir o texto. Mesmo que na referência constem todos os autores.
No texto:
(Araújo; Magnus; Selbach; Debastiani; Handke, 2021)
OU
(Araújo et al., 2021)
Nas referências:
ARAÚJO; Débora Kraemer de; MAGNUS, Ana Paula Medeiros; SELBACH, Clarissa Jesinska; DEBASTIANI, Aline Matte; HANDKE, Fernanda Becker……
– Citações com fontes informais e/ou não publicadas formalmente, como palestras, discursos, comunicações, entre outros, devem ser mencionados no texto ou em nota de rodapé explicativa.
– Recuo de 4 cm para direita em citações com mais de 3 linhas se torna recomendado, e não mais obrigatório.
– Expressões latinas devem ser grafadas em itálico.
Exemplo:
(SCHLESINGER, 1993, p. 182, apud DUARTE, 2010, p. 307).
(AMARAL et al., 2011)
– Para citações de documentos digitais que tiverem localizador ao invés de página (e-books, por exemplo), convém indicar a posição exata da menção.
Exemplo:
(Carvalhal; Bernardes, 2015, local. 194)
– O ponto final deve ser utilizado para encerrar a frase e não a citação.
Exemplo:
“Estes espaços têm o objetivo de promover a cultura e ofertar ambientes confortáveis para momentos de descanso e lazer na jornada acadêmica” (Kraemer et al., 2022, p. 8).
– Indicação do volume, tomo e/ou seção em livros, se houver, devem ser indicados.
Exemplo:
(Senac, 1979, v. 1, p. 16).
– Nas instruções de citações utilizando o sistema numérico, há exemplos de documentos paginados.
Exemplos:
Conforme Kraemer, Selbach e Silveira “As reuniões de trabalho realizadas presencialmente foram migradas para a forma on-line, por videoconferência” (5, p. 11).
OU
Conforme Kraemer, Selbach e Silveira “As reuniões de trabalho realizadas presencialmente foram migradas para a forma on-line, por videoconferência” 5, p. 11.