ESTUDE NA UNIT
MENU

O que fazer quando o soluço é persistente?

Se os episódios são frequentes é preciso atenção

às 12h48
Compartilhe:

O soluço é uma contração involuntária, intermitente e espasmódica do diafragma e dos músculos intercostais, dando origem a uma inspiração súbita e termina com o fechamento abrupto da glote. Sua frequência é de quatro por minuto e desaparece espontaneamente e rápido, causando apenas um leve desconforto. 

As causas do soluço ainda não são conhecidas, mas sabe-se que envolve o frênico (diafragma), o vago – que faz a inervação de grande parte das funções digestivas -, e conexões no sistema nervoso central. 

É dividido em três tipos: Episódicos, quando se come muito, ao ingerir bebidas gasosas, mascar chicletes e tabagismo; os persistentes e intratáveis, que causam diversos malefícios para a saúde, como insônia, perda de peso, fadiga e estresse. 

Os soluços episódicos não precisam de tratamentos ou avaliações médicas, já que eles acontecem por determinados fatores e duram apenas alguns minutos. Algumas ações, como assoprar, ingerir água gelada e fazer pressão sobre os olhos podem fazer com que eles parem. Já os persistentes necessitam de um acompanhamento adequado, pois podem ter duração prolongada. 

O diagnóstico consiste em fazer uma entrevista com o médico especialista, que irá fazer uma análise clínica, além de realizar exames: os de sangue, endoscopia, ressonância magnética e broncoscopia são os mais indicados. Dependendo dos resultados, medicamentos e outros tratamentos podem ser recomendados pelo profissional. 

Compartilhe: