ESTUDE NA UNIT
MENU

O que fazer em casos de picada de marimbondo

Ela pode provocar reação alérgica grave e resultar em morte por asfixia

às 15h14
Compartilhe:

O marimbondo é uma espécie de vespa que tem a genitália feminina modificada em formato de agulha, chamada de ferrão. Ali são produzidas substâncias usadas para defesa e caça, com o objetivo de paralisar ou matar sua presa através da picada. No caso de seres humanos, essas picadas podem acarretar reações diversas, sendo que a mais grave delas é a morte por asfixia. 

Existem pessoas que são alérgicas a marimbondos e outras não. As que não são, quando são picadas apresentam vermelhidão na pele. Já as alérgicas, podem morrer. Mas isso depende também do cenário da picada, se acontecer da vítima sofrer um ataque de um enxame de marimbondos, por exemplo. Isso pode acarretar um choque anafilático e uma parada cardíaca, devido ao fechamento da glote pela grande produção de histamina, substância que provoca dilatação dos vasos sanguíneos. 

O que fazer – Se for picado e não for alérgico, é importante lavar o local com água e sabão, evitando, assim, a contaminação por microrganismos. Em seguida, uma compressa com gelo pode ser aplicada, para diminuir o edema. As pessoas que são alérgicas precisam de atendimento médico especializado e rápido. Esse cuidado também vale para quem levar várias picadas ao mesmo tempo. 

Compartilhe: