O mercado brasileiro de tecnologia vem crescendo em ritmo acelerado e, atualmente, representa, pelo menos, 4,5% do PIB nacional. Essa área se torna atrativa pela grande quantidade de oportunidades e um leque extenso de possibilidades de atuação, além disso, a escassez de profissionais qualificados faz com que o retorno financeiro seja maior do que a média de outras áreas.
Dentro dessa área, um profissional que se destaca é o programador. Ele é responsável por desenvolver e criar diversos tipos de softwares, além de coletar dados dos usuários para analisar e conseguir tomar as melhores decisões na hora de desenvolver novos projetos. Por ser uma área que está em constante mudança e repleta de atualizações, o programador deve sempre estar estudando e se aprimorando no mercado.
Um estudo feito pela Microsoft afirma que, até 2025, cerca de 6 milhões de vagas na área estarão disponíveis. As duas principais carreiras que um programador pode optar são as de front-end (a parte desenvolvida para que o usuário interaja: sites, aplicativos e produtos digitais) e back-end (é o servidor, onde os dados são armazenados e gerenciados).