ESTUDE NA UNIT
MENU

O que faz e onde atua um biomédico?

O profissional de Biomedicina tem ampliado a atuação para além do ambiente de análises clínicas, destacando-se nas áreas de estética e biologia molecular

às 11h24
O campo de maior oferta de vagas de trabalho para o biomédico é o de exames laboratoriais, mas outras áreas estão em crescimento (Reprodução/Blog Unit)
O campo de maior oferta de vagas de trabalho para o biomédico é o de exames laboratoriais, mas outras áreas estão em crescimento (Reprodução/Blog Unit)
Compartilhe:

Com grande diversidade de atuação, o profissional biomédico é aquele que tem presença ativa na área de exames laboratoriais por excelência, sendo esse o campo de maior oferta de vagas no mercado de trabalho. Mas, estendendo o conhecimento a outras áreas, a biomedicina tem conquistado espaço na estética e, pós-pandemia, também no segmento da biologia molecular. 

Outro segmento em expansão para o profissional de biomedicina é a área de gestão da qualidade, onde o biomédico pode se especializar em auditorias nos ambientes laboratoriais e hospitalares.

“Além do diagnóstico de exames laboratoriais, o biomédico pode atuar na área de imagem, biologia molecular, tanto executando exames, como na pesquisa. Inclusive, a biologia molecular, com a pandemia, ganhou destaque para o profissional da biomedicina. E nos últimos anos a área que vem crescendo assustadoramente é a estética”, aponta Renata de Almeida Rocha Maria, especialista em Hematologia Laboratorial e professora no Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).

Ao destacar a grade curricular do curso de Biomedicina nas unidades educacionais do Grupo Tiradentes, ela fala sobre a alta competitividade no mercado de trabalho. “O curso é voltado para o ambiente de exames laboratoriais, que ainda é o campo mais procurado e que oferece mais emprego. O mercado hoje está bastante restrito e competitivo. A área de análises clínicas continua absorvendo vários profissionais. Em virtude da abertura de UPAs e hospitais regionais, o campo para emprego continua aberto”, revela Renata. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: