ESTUDE NA UNIT
MENU

O que falar numa entrevista de estágio?

E o que não falar também! Confira algumas dicas do UNIT Carreiras para se sair bem no processo de seleção para aquela tão desejada vaga

às 17h59
Compartilhe:

Conseguir a vaga dos seus sonhos como estagiário pode estar ligado a uma série de etapas e seleções. A inscrição, avaliação do currículo, do curso e o interesse do candidato são fases que podem estar relacionadas ao processo de entrada na vaga.

No entanto, poucas etapas trazem mais preocupação ao futuro candidato do que a entrevista de estágio.

Muitas oportunidades de estagiar podem estar ligadas a essa etapa seletiva, onde uma pessoa vai ouvir o futuro estagiário (ou um grupo deles) para constatar quem tem, de fato, condições de ocupar o espaço.

Mas acalme-se, antes de partir para o horário e local marcados, dê uma olhada nessa série de dicas sobre o que falar na entrevista de estágio e chegue lá preparado!

O que responder numa entrevista de estágio

É fundamental mostrar conhecimento sobre a vaga durante uma entrevista de estágio. Chega a ser até absurdo sentar-se na cadeira para ser entrevistado e não fazer sequer ideia das atividades da empresa almejada.

Qual o modelo de negócio, o histórico do grupo, as proporções de suas atividades. Quanto maior o background preparado sobre as funções do futuro estágio, tão grande pode ser a impressão de que de fato você está interessado nessa oportunidade.

Não é preciso fazer um TCC sobre o assunto: os sites institucionais das corporações, em sua maioria, possuem completos e detalhados espaços sobre suas atividades, estruturas, negócios e filiais.

Ofereça um bom conteúdo

Cada indivíduo tem suas características únicas, mas em um momento de uma entrevista de estágio algumas boas práticas no que tange a aparência e visual podem fazer a diferença.

Você não precisa passar por uma transformação completa para participar de uma rápida entrevista, mas estar bem apresentável pode causar uma impressão mais positiva ao entrevistador.

Evite chicletes e balas durante suas respostas. E tente, na medida do possível, falar e se expressar de forma bastante clara, organizada e pausada. A forma como você expressa as suas mensagens durante a conversa pode ser um grande diferencial na hora da seleção.

Demonstre interesse na vaga

Não é preciso implorar de joelhos, mas é bastante positivo deixar claro ao entrevistador o quão importante a possível vaga é para você.

Estagiar em uma grande empresa pode ser um excelente pontapé inicial para uma carreira promissora. Além de ser um importante contato com o mercado de trabalho, existem diversos casos de executivos do alto escalão de uma determinada organização que começaram lá de baixo, ainda como jovens estagiários.

Por isso, dê a devida importância a sua entrevista de estágio. Tome nota dessas sugestões e vá com tudo em busca de sua tão sonhada vaga. Boa sorte!

Para mais dicas sobre gestão de carreira e empregabilidade, entre em contato com o UNIT Carreiras, no carreiras@pe.unit.br ou no fone 3878-5180.

Compartilhe: