ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é um plano de carreira e como montar?

Ele traz o crescimento profissional e organização

às 10h27
Compartilhe:

O plano de carreira é um conjunto de metas e definições que servem como um guia profissional. Ele é muito importante para estudantes que estão prestes a entrar no mercado de trabalho ou já terminaram a faculdade e estão trabalhando. Veja como montar um:

Primeiro, é preciso estabelecer metas quando se entra em uma empresa. Definir por quanto tempo ficará no cargo, se tem planos de crescimento, qual salário deseja receber no futuro e outros detalhes. Definir tudo isso é essencial para que se tenha benefícios na vida profissional. 

Cumprir as metas, sejam elas a curto, médio ou longo prazo, também deve ser componente essencial. A teoria tem que levar à prática, e por isso é necessário pensar em todas as etapas e estabelecer estratégias para cumpri-las, até chegar ao objetivo final. 

E não esqueça de agir. Conversar com profissionais, entender a trajetória de quem está em cargos semelhantes ao que você deseja ocupar, se comunicar, ser esforçado na empresa e agir com energia, desenvolvimento e proatividade fazem toda a diferença. Qualquer profissional pode montar um plano de carreira, seja autônomo, empresário ou funcionário. 

Existem empresas que estabelecem um plano de carreira para cada funcionário, mas atualmente essa estratégia está caindo em desuso, principalmente por conta da alta rotatividade de colaboradores, então seu uso particular é mais interessante por conta do desenvolvimento pessoal e profissional.

Compartilhe: