ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é melasma e como tratar?

Pode causar impactos negativos na autoestima

às 13h29
Compartilhe:

Com o passar dos anos, a pele começa a apresentar marcas, linhas de expressão e manchas, que podem causar impactos negativos na autoestima, entretanto, podem ser tratadas com auxílio profissional. Uma condição bastante conhecida é o melasma, caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras e irregulares na pele, principalmente, no rosto e afeta, na maioria dos casos, mulheres. 

O que acontece nesse caso é uma hiperpigmentação da pele, por conta do aumento da produção de melanina, proteína responsável pela coloração da nossa pele, olhos e pêlos. As causas não são tão bem esclarecidas, mas sabe-se que pode estar relacionada à exposição frequente aos raios solares e luz ultravioleta, alterações hormonais (durante a gravidez, por exemplo, sendo chamado de cloasma), determinados medicamentos (como anticoncepcionais), deficiência de zinco e predisposição genética.

O diagnóstico é clínico e pode ser feito pelo dermatologista. A partir da análise das características das manchas como intensidade, localização e frequência, o tratamento é iniciado e pode contar com o uso de lasers, despigmentantes tópicos, medicamentos orais, uso diário de protetor solar específico para o tipo de pele do paciente e peelings químicos. É importante ressaltar que as manchas podem reaparecer caso o tratamento não seja concluído corretamente ou o protetor solar seja abandonado.

Compartilhe: