O mundo está passando por mudanças cada vez mais rápidas e profundas. Com isso, as lideranças também precisam se atualizar, principalmente os profissionais que lidam com gestão de pessoas. Nesse novo cenário, surgiu o termo “liderança exponencial”, criado pela autora Lisa Kay Solomon. Entenda o conceito:
A autora explica que a liderança exponencial trata da atuação do líder em momentos de crise e incertezas. Situações como essas exigem tomadas de decisões assertivas e rápidas. Dentro desse contexto, Lisa elencou quatro perfis e suas principais características para lidar com imprevistos.
– Futurista – É aquele que se prepara para o futuro por meio da análise de dados, projeção de cenário e estudo de tendências de mercado.
– Inovador – É aquele que mobiliza recursos para a criatividade.
– Tecnólogo – É aquele que busca formas de otimizar processos e atividades e, assim, alavancar resultados.
– Humanitário – Procurar construir uma sinergia entre os membros da equipe e fortalecer a cultura organizacional.
A principal diferença entre a liderança tradicional e exponencial é que a primeira se baseia no uso de recompensas e punições, por meio de metas e competições. Na liderança exponencial, é levado em consideração as mudanças bruscas de rumo e, com isso, há maior tolerância ao erro e incentivo a novas formas de se trabalhar, pois o foco é a criatividade.