ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é LER e quais as doenças causadas pela síndrome?

As Lesões por Esforços Repetitivos podem afetar músculos, nervos e tendões

às 11h27
Compartilhe:

Seja durante o horário de trabalho ou em momentos de lazer, podemos realizar atividades repetitivas e contínuas. A princípio, podem parecer inofensivas mas, com a continuidade delas, existe a possibilidade de desenvolver uma Lesão por Esforço Repetitivo, ou LER. Essa condição engloba diversos tipos de doenças e pode afetar músculos, nervos e tendões.

Atividades como crochê, digitação, uso excessivo de celular, dirigir e outros, podem ser responsáveis pela LER, pois causam sobrecarga mecânica. É necessário ter alguns cuidados diários para prevenir as lesões, afinal, a LER se manifesta lentamente e de forma silenciosa e, normalmente, quando é descoberta, já está num nível muito avançado e atinge uma área extensa. Realizar pausas de 5 minutos a cada 25 minutos digitando, caminhar um pouco a cada hora que passar sentado, realizar alongamentos, manter uma postura adequada e regular a cadeira do ambiente de trabalho, são algumas medidas que podem ajudar.

No Brasil, a Lesão por Esforço Repetitivo é considerada uma doença ocupacional pois, na maioria dos casos, está relacionada com atividades realizadas no ambiente de trabalho. Alguns dos problemas característicos da LER são a tendinite, bursite, lombalgia, sinovite, tenossinovite e, ainda, fraturas das falanges e ferimentos nos dedos das mãos.

Os sintomas podem variar de caso a caso, mas, podem surgir formigamentos, dor, dormência, fraqueza e podem atingir pessoas de qualquer faixa etária.

Compartilhe: