ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é Experiência Extensionista?

Sua principal função é potencializar a formação dos estudantes de nível superior de qualquer curso da graduação

às 14h49
Compartilhe:

Com base na resolução n° 7/2018 do Ministério da Educação e Cultura, a extensão está presente nos cursos de ensino superior, ocupando 10% das grades curriculares, por meio da chamada Experiência Extensionista. Neste contexto, os alunos se matriculam e realizam projetos dos mais variados tipos com a supervisão e orientação dos professores preceptores. 

O objetivo da Experiência Extensionista é potencializar a formação dos estudantes, possibilitando que exerçam o conhecimento adquirido nas disciplinas teóricas. “Ela foca justamente no desenvolvimento de competências importantes para o mercado de trabalho, principalmente por meio de metodologias inovadoras de projetos – que a gente vem utilizando no Inova – e focando também na transformação social, sobretudo nas localidades, nas comunidades do entorno da IES”, explica profª Clarice Spencer, coordenadora dos projetos no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE). 

“Ela está ancorada na forma de componentes curriculares”, complementa. A quantidade irá variar de acordo com a grade curricular de cada curso. Durante o semestre, cada projeto é formado por grupos de alunos de diferentes cursos que se misturam, trazendo para o trabalho as colaborações de suas áreas de estudos. Esse processo envolve edição, escolha do local e demonstrações até de fato o momento de realização ser concebido.  

Esses trabalhos podem seguir adiante nas demais Experiências Extensionistas, se os alunos assim preferirem, mas eles também têm a opção de realizarem outros trabalhos. Além disso, também podem ser inscritos em eventos e premiações internas e externas. 

Compartilhe: