Discutir sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente já faz parte da rotina de muitas pessoas, inclusive dentro de empresas. Nesse cenário surge o ESG, sigla em inglês para environmental, social and governance, traduzindo para o português ambiental, social e governança. Ela é utilizada em referência às boas práticas ambientais, sociais e de governança dentro das empresas.
Aplicar o ESG nas empresas traz benefícios não apenas para o meio ambiente mas, também, para elas, pois pode atrair novos investidores, reduz gastos, mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade, garantindo uma boa reputação no mercado. Mas, afinal, quais as principais práticas do ESG?
Ambiental
Se trata das práticas voltadas à preservação do meio ambiente como economizar água e luz, utilizar materiais de escritório reciclados ou recicláveis, separação correta do lixo, utilizar fontes de energia renováveis, se posicionar em casos relacionados ao planeta como desmatamento e mudanças climáticas.
Social
Essa parte representa a responsabilidade social da empresa através de medidas como respeito aos direitos humanos e trabalhistas, engajamento dos funcionários, diversidade da equipe, contratação de mão de obra local, proteção de dados e privacidade e satisfação dos clientes.
Governança
Por fim, a governança está relacionada à administração da empresa e suas políticas, por exemplo, a transparência financeira, remuneração correta dos acionistas, canais de denúncia, auditorias e composição dos conselhos.