ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é e como surgiu o coworking?

Conheça esse modelo de escritório

às 14h07
Compartilhe:

Uma pesquisa da empresa de escritórios Woba mostra que os espaços de coworking no Brasil aumentaram 63% entre 2019 e 2023. A prática consiste em um local de trabalho compartilhado, onde empresas e trabalhadores liberais e freelancers de diferentes segmentos podem se reunir para realizar as suas atividades. A ideia do coworking é proporcionar um ambiente de escritório que seja colaborativo, produtivo e inovador.

Apesar de décadas antes alguns outros ensaios já terem sido feitos, foi em 2005, nos Estados Unidos, que surgiu a prática do trabalho compartilhado como se conhece hoje. Na época, o programador Brad Neuberg imaginou um modelo de trabalho em que poderia trabalhar em mais de um projeto ao mesmo tempo, então ele criou o primeiro espaço de coworking. A ideia era justamente reunir pessoas que precisassem de um ambiente para produzir com mais criatividade e liberdade. Assim, surgiu a prática do coworking moderno, que acabou se espalhando pelo mundo.

Hoje, escritórios de trabalho compartilhado contam com uma estrutura bem planejada para a colaboração entre pessoas, equipes e até mesmo empresas, além também de quem trabalha por conta própria. O local é projetado para melhorar o foco e a produtividade de quem decide trabalhar lá. Espaços de coworking, geralmente, também contam com uma diversidade de ambientes, como salas privadas e auditórios, para reuniões e conferências.

O coworking também é uma ótima oportunidade para criar o famoso networking, que nada mais é do que uma rede de contatos com outros profissionais ou outras empresas, o que pode ser muito útil para conseguir um novo sócio, investidor, cliente, ou funcionário. Outro ponto vantajoso dos escritórios compartilhados é a economia, já que manter um escritório próprio demanda bastante investimento em aluguel, contas, móveis, etc. Já no coworking, o custo do espaço fica divido entre as empresas e profissionais que fazem uso do local.

Compartilhe: