ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é deflação e por que está acontecendo no Brasil?

Queda de preços pode assustar

às 13h04
Hand and wooden block with falling arrow. Stock market collapse or financial economy crisis concept. Business uncertainty concept and risk idea. Copy space
Hand and wooden block with falling arrow. Stock market collapse or financial economy crisis concept. Business uncertainty concept and risk idea. Copy space
Compartilhe:

A economia brasileira é considerada uma das maiores do mundo, em 2020 foi classificada como a 12ª maior, por isso, qualquer alteração significativa nela, chama atenção e deixa os economistas em estado de alerta. Desde agosto, um termo que vem sendo bastante usado é deflação, mas afinal, o que é isso?

A deflação nada mais é do que o inverso da inflação. É uma diminuição generalizada dos níveis de preços dos produtos, bens e serviços, explica Paulo Alencar, economista e tutor da Unit-PE. Ao contrário do que se imagina, a economia não é prejudicada pela deflação porque o que acontece é um reequilíbrio e um consumo generalizado, dessa forma, os preços se estabilizam e a inflação acumulada do país diminui.

Ainda de acordo com o economista, um dos grandes fatores que influenciou na queda generalizada dos preços foi a queda do preço médio da gasolina e do diesel. “A diminuição no preço dos combustíveis causa um efeito muito positivo na economia e faz com que seja o grande motor da deflação”, pontua. Além disso, é importante ressaltar que os níveis de desemprego não aumentam, justamente porque ocorre um equilíbrio, também, nessa área. “As empresas começam a perceber que o volume de produtos vendidos está mais ou menos estável, então não precisam mais contratar ou demitir”, diz Paulo.

Compartilhe: