Compostagem é a técnica de reciclagem do lixo orgânico, é através dela que acontece a transformação dos resíduos em um adubo natural, sustentável e ecológico para as plantas. Veja o que é o processo e como fazer:
O primeiro passo de fazer a compostagem é ter uma composteira, recipiente que recebe o resíduo orgânico, onde será transformado em húmus. Esse depósito deve ser mantido longe do sol, chuva e vento, em local arejado. Ele tem três partes, que ficam empilhadas e cobertas na superfície – cada qual com espaço para terra, folhas secas, lixo orgânico e resíduo líquido.
A compostagem é um processo totalmente natural. Os microorganismos, fungos, bactérias e minhocas degradam a matéria orgânica, e o resultado da decomposição é o húmus, um adubo muito fértil para as plantas. Fazer todo o processo em casa traz benefícios porque reduz os gastos com adubos químicos, melhora a saúde das plantas e ainda é uma alternativa sustentável, já que diminui o lixo.
O adubo resultado da técnica pode ser usado em jardim, horta, vaso ou pomar. Vários resíduos orgânicos podem ser descartados na composteira, como frutas, legumes e verduras; cascas de ovo, aveia, massas cruas, farinha, cerveja, vinho, sementes, polpa de frutas, flores, folhas, palhas, lenços, filtro de café, entre outros. Já entre os itens proibidos estão: metal, vidro, tintas, couro, plástico, remédios, cabelo, chiclete, concha, jornal, cola e etc.