ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é a pegada de carbono e qual a sua?

Mudar hábitos e atitudes podem ajudar a diminuí-la

às 13h31
Compartilhe:

Pegada de carbono. A princípio, o nome pode assustar ou fazer uma grande confusão por não entendermos bem do que se trata mas, a pegada de carbono, nada mais é do que um cálculo feito para saber a quantidade total de gases de efeito estufa (GEEs) emitidos por uma pessoa, um evento, uma empresa, uma organização e outras atividades presentes na rotina humana, desde a produção até o descarte de determinados produtos. Como se estivéssemos, de fato, deixando um rastro de pegadas a cada atividade realizada.

As pegadas são calculadas em toneladas de carbono – os outros gases são convertidos para quantidades equivalentes de CO2. O objetivo delas é analisar a quantidade de gases emitidos, os impactos ambientais causados na atmosfera e as relações com as mudanças climáticas. Possuir esses dados pode fazer com que medidas sejam tomadas para reduzi-los e, assim, tentar frear o aquecimento global.

Mudar hábitos e atitudes como economizar água e energia, consumir menos carne, optar por transportes que não utilizem a queima de combustíveis fósseis como fonte de energia, escolher produtos que tenham embalagens recicladas ou recicláveis e utilizar sacolas retornáveis, podem ajudar a diminuir as pegadas de carbono e, assim, os impactos delas no meio ambiente. 

Atualmente, existem alguns sites e aplicativos como o Footprint Network e o Carbon Footprint, que permitem calcular a sua pegada de carbono a partir de perguntas simples como o consumo de determinados alimentos, quais materiais fazem parte da construção da sua casa, se utiliza transportes particulares como carro ou moto e outras.

Compartilhe: