A chegada da tecnologia conseguiu mudar as estruturas organizacionais de uma empresa, assim como a função de cada colaborador. Os processos precisam ser cada vez mais abrangentes e tecnológicos, para que nada seja deixado de fora. Com isso, surgiu o tipo de liderança 4.0, que tem a ver com o trabalho exercido dentro de uma organização.
Para entender o conceito, é preciso saber que com a chegada da tecnologia, o modo de funcionamento de um líder mudou com o passar do tempo. Logo após a revolução industrial, se instalou a liderança 1.0, que buscava agilizar os meios de produção; depois, a 2.0, com foco no desempenho dos profissionais; a 3.0 já se estabeleceu nos negócios tecnológicos.
A liderança 4.0 está ligada ao tipo de profissional que abrange várias características, sempre voltadas à produção e alta performance. Dentro de uma empresa, isso significa as transformações nos processos de trabalho e desenvolvimento dos colaboradores, com mais autonomia, crescimento e flexibilidade.
Ela está ligada a quatro pilares – social, com estilo variado de equipe; analítico, que estuda as tendências futuras; emocional, focando no engajamento e expressões dos colaboradores, e inspirador, já que esse tipo de líder influencia diretamente no crescimento de um time.
Então, para ser esse tipo de líder 4.0, é preciso entender a importância da tecnologia e seu valor nos processos da empresa, saber ser inovador no mercado, se adaptar ao contexto automatizado atual e ter empatia, paciência e foco em pessoas. Para desenvolver esse tipo de liderança, é necessário sempre participar de treinamentos, workshops e palestras, praticar o autoconhecimento e tornar o ambiente de trabalho interativo e saudável.