ESTUDE NA UNIT
MENU

O que as unhas fracas podem indicar?

Alterações na tireóide, anemia e problemas na circulação entram na lista

às 13h57
Nails fungal and bacteria infection from dirty manicure salon tools, Hand gel polish flaking and chipping, Fingernails brittle problems.
Nails fungal and bacteria infection from dirty manicure salon tools, Hand gel polish flaking and chipping, Fingernails brittle problems.
Compartilhe:

As nossas unhas são formadas, principalmente, por uma proteína chamada queratina e têm a função principal de proteger as extremidades dos dedos das mãos e dos pés, além de auxiliarem em determinados movimentos, como pegar objetos pequenos. Quando as unhas se tornam frágeis e quebram com facilidade, precisamos entender as causas que, quando relacionadas com o uso de produtos de limpeza ou ao hábito de roê-las, não levantam tanta preocupação. Mas e quando o enfraquecimento das unhas reflete problemas de saúde, o que pode estar acontecendo?

Uma das causas pode ser a anemia. A quantidade de hemoglobina diminui, por ela ser responsável pelo transporte de oxigênio, os níveis dele nas células caem, então, o corpo começa a dar sinais de enfraquecimento como por exemplo, fragilidade nas unhas e cansaço extremo. Outro sinal de alerta para as unhas frágeis são os problemas relacionados à tireoide, como  o hipotireoidismo, nesse caso, o metabolismo lento diminui o transporte de nutrientes para o corpo.

Infecções e bactérias nas unhas, como a micose, também podem estar relacionados ao seu enfraquecimento e mudanças na sua cor e aspecto, podendo ficar amareladas e descamando. O mais indicado a se fazer é consultar um dermatologista a qualquer sinal de alteração nas unhas, para um melhor diagnóstico e tratamento. 

Compartilhe: