A vitamina D é considerada um pró-hormônio. Ela é sintetizada através da luz solar, então, quando o sol atinge a pele, o corpo absorve os raios. Sendo muito importante para a saúde, a sua deficiência no organismo pode causar malefícios, por isso, é necessário atenção e cuidado.
A vitamina D pode ser sintetizada por uma pessoa quando acontece a exposição ao sol sem protetor solar de cinco a dez minutos, de duas a três vezes por semana. Mas muita gente fica em ambientes fechados a maior parte do tempo na rotina, o que causa a deficiência do pró-hormônio.
Essa deficiência pode provocar sintomas como baixa imunidade, fadiga, dores nas costas e nos ossos, problemas de cicatrização, desânimo e queda de cabelo. As consequências a longo prazo no organismo são ainda maiores: os ossos ficam mais frágeis, podendo levar a fraturas, dores e osteoporose; o cérebro é afetado, prejudicando a concentração e a memória; perda de fios do couro cabeludo causam a alopécia; e a força muscular pode ficar reduzida, com enfraquecimento do assoalho pélvico.
Para evitar a falta do pró-hormônio no organismo e se manter saudável e com bem-estar, é essencial tomar algumas medidas: se expor ao sol da manhã entre 8h e 10h todos os dias, por 15 a 20 minutos sem protetor solar, com braços e pernas expostos e ter uma dieta rica em vitamina D – encontradas no salmão, atum, sardinha, queijos e carne bovina, por exemplos.