O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão, realiza mesa-redonda aberta ao público sobre o Plano Real, no dia 5 de março, às 19h, no auditório da instituição. Na ocasião, será apresentado um documentário e, em seguida, haverá uma roda de conversa para abordar o assunto.
O Plano Real foi um conjunto de medidas econômicas implementadas no Brasil em 1994, com o objetivo principal de controlar a hiperinflação que assolava o país na época e, consequentemente, o descontrole fiscal do Estado brasileiro. Foi também responsável pela criação do real, a moeda que circula até os dias de hoje na economia brasileira.
De acordo com Edgard Leonardo, professor da Unit-PE e economista, esse marco trouxe impactos econômicos e sociais para o país. “Estabilidade econômica, e, com a redução da inflação, existiu ganho de renda de tal forma que ocorreu uma redução da pobreza, além da ampliação da capacidade de investimento. É uma data importante para a economia brasileira”, explica.
Conforme dados do Banco Central do Brasil, a entrada em circulação do real em 1º de julho de 1994 mudou o cenário de uma inflação que, no acumulado em doze meses, chegou a 4.922%, às vésperas do lançamento da nova moeda. O órgão mostra ainda que a inflação, que finalizou 1994 com 916%, atingiu 22% em 1995. Desde então, mesmo com as várias crises internacionais e internas que prejudicaram a estabilização econômica, o IPCA acumulado em 12 meses passou de 9% em poucas ocasiões.
Além de Edgard, também participarão do momento Paulo Alencar, professor universitário, administrador, economista e também membro do Comitê Estratégico de Finanças da Câmara de Comércio Americana de Pernambuco; e André Morais, economista, pós-graduado em finanças e sócio fundador da Tríade Capital e da Diligence International Advisory.
Para o público interno, a inscrição deve ser feita pelo Magister. Já o público externo, deve acessar o link: https://wwws.facipe.edu.br/Portal/OutrosServicos.jsp.