ESTUDE NA UNIT
MENU

O alimento dos deuses: Dia Mundial do Chocolate é celebrado em 7 de julho

Alimento traz benefícios para a saúde

às 12h58
Compartilhe:

A palavra chocolate vem do grego theobroma e significa alimento dos deuses. Depois do almoço, no meio da tarde, para trazer alívio a um dia ruim, assistindo uma série ou na sala de cinema, a verdade é que um chocolate sempre cai bem, seja ele em barra, quente ou em pó. Além do sabor irresistível, o chocolate também melhora o nosso humor, promovendo a liberação de serotonina, o famoso hormônio da felicidade.

Mas os benefícios do alimento vão muito além disso, ele também tem a capacidade de fornecer energia ao nosso corpo, diminuir a pressão arterial, combater a ansiedade e diminuir o estresse. Não é à toa que o consumo cresceu durante a pandemia e continua crescendo, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o chocolate está presente em 82,6% das casas brasileiras. 

Um alimento tão consumido e rico em benefícios merece um dia só para ele: 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate. Existem diversas teorias e explicações para a escolha da data, porém a mais conhecida é a de que o dia 7 de julho marca a chegada do chocolate na Europa, no século XV.

O que não falta é variedade e possibilidades: ao leite – o mais conhecido e consumido, tem mais açúcar na sua composição e cerca de 30% de cacau; meio amargo – muito utilizado para receitas, tem cerca de 50% cacau; o amargo – considerado mais saudável pela menor quantidade de açúcar presente na composição, tem a partir de 60% de cacau e o branco – produzido à partir da manteiga do cacau, açúcar e leite. Bom apetite!

Compartilhe: