ESTUDE NA UNIT
MENU

Novembro vermelho: prevenção ao câncer bucal

Afeta as gengivas, língua, lábios, bochechas, céu da boca e abaixo da língua

às 12h18
Compartilhe:

Ao longo do ano, cores são definidas em alusão a campanhas de prevenção e conscientização de determinadas doenças e, no mês de novembro não seria diferente. Além do Novembro Azul, que traz um debate acerca da conscientização sobre o câncer de próstata, existe, também, o Novembro Vermelho, com a missão de trazer conhecimento sobre outro tipo de câncer, o bucal.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada ano, de 2020 a 2022, são estimados mais de 15 mil novos casos de câncer bucal. Este tipo de câncer afeta as gengivas, língua, lábios, bochechas, céu da boca e abaixo da língua, estando entre os seis tipos mais comuns entre homens e mulheres.

Os sintomas mais recorrentes da doença são feridas na boca ou nos lábios que não cicatrizam, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, caroços, inchaços e sangramentos de causas desconhecidas. Se o câncer bucal for detectado de maneira precoce, as chances de cura são maiores, por isso, o Novembro Vermelho tem um papel muito importante para a sociedade.

Com o objetivo de conscientizar e alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca, o Novembro Vermelho traz orientações para a população e reforça, também, a importância dos cuidados com a saúde bucal. Além disso, informa sobre os fatores de risco da doença: tabagismo, consumo excessivo de álcool, excesso de gordura corporal e exposição exagerada ao sol – sem proteção.

Compartilhe: