MENU

Novembro Azul é tema de ação realizada por alunos de Radiologia


às 15h57
Compartilhe:

IMG_2201O Novembro Azul (Movember) é uma campanha de conscientização, realizada no mês de novembro, dirigida à sociedade e aos homens, alertando sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O tema ainda desperta discussões e preconceito por grande parte dos homens, principalmente pelo fato do exame de toque retal ser a forma mais conhecida e rápida de averiguar anormalidades na próstata. Por conta disso, alunos do 4º, 5º e 6º períodos de Radiologia reuniram-se, e sob à coordenação da profa. Paulo Frassinetti, foram até a Praça Parque de Camaragibe para abordar visitantes e realizar uma ação de conscientização a respeito da prevenção e sintomas da displasia. IMG_2203Uma das participantes da atividade foi a estudante do 6º período, Edyelle Lizandra que comentou sobre a atividade prática. “Realizamos um trabalho de conscientização junto ao público, mostrando que o “exame de toque” não é um bicho de sete cabeças, como a maioria dos homens acha. E conseguimos isso, demonstrando que o Brasil é um dos países com maior índice de casos de câncer de próstata. Sem contar que a dor causada pela doença não é comparável ao incômodo do exame”, salientou Edyelle. Segundo a profa. Paula Frassinetti, que comandou a atividade, a iniciativa teve o propósito de esclarecer sobre a prevenção, os tipos de exames e os tratamentos quando o câncer já se instalou no organismo. IMG_2212“Durante a ação, muitos homens relataram que deixam de fazer o “exame de toque”, mesmo estando na idade ideal, por medo ou desinformação. Outros comentaram que os médicos geralmente já encaminham para a realização do exame de “PSA”, que é menos incisivo e só deve ser usado como complemento do exame tradicional” contou. Ainda segundo a docente, a grande receptividade do público foi o resultado da ação. “Em uma manhã, distribuímos cerca de 500 panfletos informativos detalhando sobre os riscos do câncer de próstata e alertando sobre a realização do exame. Todos que foram abordados parabenizaram sobre o trabalho realizado”, finalizou.IMG_2213 Em vários países, o Novembro Azul, ou Movember, é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.

Compartilhe: