ESTUDE NA UNIT
MENU

Novembro Azul: conscientização sobre o câncer de próstata

A cada 38 minutos um brasileiro morre vítima da doença

às 13h33
Compartilhe:

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem brasileiro morre a cada 38 minutos, vítima do câncer de próstata, a doença chega a ser a segunda que mais afeta os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. No início, a doença é silenciosa e os sintomas geralmente aparecem quando já está em estágio avançado, alguns são a presença de sangue na urina ou no sêmen e dores ao urinar. Por esses motivos, é importante conscientizar a população sobre o câncer de próstata.

O mês de novembro vem com a missão de debater sobre esse tipo de câncer, além de alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce e conscientizar a população sobre a prevenção da doença. Em 2011, o  Instituto Lado a Lado pela Vida lançou, no Brasil, a campanha Novembro Azul, inspirada no Outubro Rosa (conscientização sobre o câncer de mama) e no movimento australiano Movember, iniciado em 2003.

Pelo fato do exame preventivo ser o toque retal, ainda existe preconceito e relutância por parte dos homens em fazê-lo. Também visando quebrar tabus, durante todo o mês de novembro, informações e dados importantes sobre o câncer de próstata são divulgados para incentivar os exames de detecção da doença.

Este ano, o tema da campanha é “#Azultitude”, que tem a intenção de conscientizar os homens e fazê-los ter atitude para se tornarem protagonistas da sua saúde e cuidar dela de forma integral.

Compartilhe: