ESTUDE NA UNIT
MENU

Música desestressa e promove relaxamento

Escutar música beneficia em várias áreas da vida

às 13h31
Compartilhe:

Colocar um fone de ouvido, dar play na música, deitar e relaxar: quem nunca fez esse ritual? Existem melodias que conseguem promover o relaxamento, desestressar e levar ao bem-estar. Mas como ela faz isso e quais os outros benefícios?

Diversos tipos de música conseguem levar ao relaxamento, especialmente os clássicos, as new age e as melodias específicas para relaxar. Comprovadamente, elas modificam o humor e acalmam. O conjunto do físico, mental e espiritual respondem a vibrações e frequências dos sons.

Funciona assim: uma música que nos emociona, por exemplo, consegue aprofundar a respiração, e produz a serotonina – hormônio responsável pela felicidade e bem-estar. Os batimentos cardíacos também diminuem e a temperatura corporal fica equilibrada. Isso tudo associado a terapia, por exemplo, consegue ajudar no tratamento da ansiedade e da depressão.

Existe, inclusive, a musicoterapia, técnica onde estímulos sonoros é o agente principal de tratamento. Podem ser músicas relaxantes, de ioga e meditação, por exemplo, até de barulhos, como chuva, mar e vento. É importante saber, também, que cada pessoa reage a um som de uma forma, então, é preciso encontrar o equilíbrio e identificar qual o melhor para seus sintomas e suas queixas. 

Para achar músicas específicas para relaxar, existem diversas plataformas que disponibilizam áudios e sons, como o Youtube, Spotify, Deezer e a Apple Music. E não esqueça de fazer ações para entrar no relaxamento, como controlar a respiração, desviar a mente dos estresses e atividades do dia, e se concentrar em você. 

Compartilhe: