Conceitos filosóficos bastante discutidos desde o início da sociedade, a moral e a ética estão relacionadas a várias situações e dilemas da vida, em contextos familiares, empregatícios e de decisões nas diferentes áreas do cotidiano. Mas qual a diferença entre elas?
A moral é uma definição mutável, que está relacionada com a ação do indivíduo na sociedade, em cada tipo de cultura, religião, conceitos, opiniões e características de variadas nações. Então, em cada momento da história, o conceito é alterado, já que fatores externos influenciam bastante. Como exemplos, têm-se as crenças em uma religião, que seguem uma moral; e a maneira de pensar em relação às minorias.
Já a ética é o estudo dos princípios da moral, ou seja, é um campo maior e que abrange motivos e fundamentos das ações dos indivíduos na sociedade. É um tipo de sistema, que busca estudar o pensamento cultural do que é certo ou errado para as pessoas. Exemplos são a ética teleológica, que analisa as possíveis consequências de uma ação, e a cristã, que foca na fé.
A diferença entre elas é que a ética estuda todo o sistema de maneira geral, com base no conjunto de ações de toda a sociedade, enquanto a moral é mais singular e foca na vivência e cultura de cada pessoa. Ética é respeitar as leis, ser educado no ambiente profissional e agir com justiça; moral é refletir sobre ajudar quem precisa e ainda ter consciência que furar a fila não é moralmente correto.