ESTUDE NA UNIT
MENU

Mofo e problemas de saúde: qual a relação?

Ele causa alergias, transtornos e condições que prejudicam o bem-estar

às 13h35
Compartilhe:

Ele pode ser cinza, azul, vermelho, preto e muito indesejado: esse é o mofo, que aparece em ambientes com umidade e em alimentos estragados. O fungo microscópico pode ser prejudicial para a saúde de várias formas, levando a doenças e outras condições após seu contato com o organismo.

Aparecimento – Existem ambientes mais propícios ao aparecimento do mofo: imóveis em regiões litorâneas e locais com muita umidade e que a luz do sol não alcança. A partir disso, o fungo pode se instalar em paredes, móveis e até roupas, prejudicando a vida de quem convive com ele. O clima do inverno também é mais favorável ao aparecimento do mofo – com a chuva e o frio, muitas pessoas deixam portas e janelas fechadas, o que aumenta a umidade nos ambientes, e, sem a luz solar, o fungo se instala facilmente no local. 

Doenças – Existem várias doenças causadas pelo mofo, principalmente as respiratórias. Asma, rinite, sinusite, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica são exemplos – elas podem surgir por causa do fungo ou se intensificarem, causando falta de ar, tosse, espirro frequente, dor no peito e dor de cabeça. 

Mas existem casos, onde o mofo é tóxico, em que as pessoas desenvolvem reações por conta dos vapores tóxicos produzidos, causando uma resposta inflamatória crônica (CIRS), que é autoimune. Os sintomas são diversos e podem incluir transtornos psiquiátricos, como insônia, ansiedade, depressão e falta de clareza mental. 

Prevenção – Para prevenir o mofo é preciso transformar o ambiente para impedir a sua instalação. Deve-se tirar toda a umidade – sempre abrindo portas, inclusive de guarda-roupas e armários – e janelas, deixando a luz do sol bater. Caso o local continue úmido, uma boa opção é usar um desumidificador elétrico, que consegue deixar lugares menos úmidos. 

Expor roupas, toalhas, lençóis e cobertores ao sol também é recomendado. E a qualquer sinal de sintomas alérgicos, é importante procurar um médico, para que não se tenha o agravamento do caso e o tratamento possa ser iniciado, juntamente com medidas para combater o mofo. 

Compartilhe: