ESTUDE NA UNIT
MENU

Mobilidade acadêmica ajuda aluna de Engenharia a realizar sonho

Ana Rosa está acabando o período virtual na Universidad de Monterrey, no México. Ela conta essa experiência e desafios que teve que enfrentar para atingir objetivos

às 21h33
Compartilhe:

A história de Ana Rosa Galvão como aluna também é a história de Ana como mãe, esposa, estagiária e sonhadora. E foi exatamente essa sua última característica que a levou a ter sonhos. E um desses a conduziu até a Unit, onde realizou o seu maior: se formar em uma universidade. “Eu, agora, aos 50 anos, estou realizando um sonho de me formar em Engenharia”, ressaltou. 

Foram muitos desafios. Mas também conquistas. Um desses caminhos trilhados para ela alcançar os objetivos foi a mobilidade acadêmica, que não se limita a viajar, mas também adquirir conhecimento com universidades e pessoas estrangeiras. Em tempos de pandemia, o formato on-line está sendo ainda mais usado e o aprendizado se mantém constante. A estudante do 9° período de Engenharia Civil se interessou por complementar conhecimento fora e avalia que essa fase de estudos está sendo bem aproveitada. Mesmo feita de modo diferente.

Aprendizados e oportunidades

Convidada no final do ano passado pelo coordenador do curso de Engenharia, Leonardo Bueno, ela ingressou na mobilidade acadêmica, criada como projeto de internacionalização de aprendizados e oportunidades entre a Unit e universidades do exterior. No começo, Ana teve dificuldades. “Fiquei com medo, porque nunca tive contato com idiomas. Fui correr atrás do prejuízo, de um curso de espanhol básico, porque era preciso, e terminei menos de 30 dias”, contou. 

Após conseguir o certificado do curso, Ana chegou ao universo do intercâmbio virtual na Universidad de Monterrey, no México. A disciplina que ela conseguiu se matricular, Manufatura Enxuta, foi um ponto a mais na sua carreira, já que só é ministrada em pós-graduações. “Eu não iria ver isso em qualquer lugar, só fazendo uma pós-graduação. Essa matéria, que ensina a evitar desperdícios nas indústrias e em qualquer tipo de empresa, é muito importante para a gente trabalhar”, salientou.

Incentivo

O período acaba este mês e a aluna vê a experiência como oportunidade e incentivo a outros alunos. “Faça, não tenha medo, mas saiba que é preciso se dedicar muito. Estude e olhe para a frente como se não houvesse amanhã, que assim, você vai alcançar seu objetivo. Ter uma experiência internacional é simplesmente sensacional”, destacou a estudante.

Compartilhe: