ESTUDE NA UNIT
MENU

Mioma uterino: causas, sintomas e tratamentos

Tumor benigno necessita de cuidados e atenção

às 13h22
Compartilhe:

O mioma uterino é um tumor benigno que se forma no tecido muscular do útero. Sua localização, bem como seu tamanho, podem variar, mas independente de seu tipo, é necessário muito cuidado, atenção e tratamento adequado, além de prestar atenção nos sinais do organismo e fazer exames regulares.

O mioma é muito comum nas mulheres. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, estima-se que 80% da população feminina em idade fértil tenha a condição. Nem sempre o tumor benigno apresenta sintomas, mas algumas pacientes podem relatar cólicas intensas, dor durante a relação sexual, prisão de ventre, período menstrual prolongado e intenso e dificuldade para engravidar. 

O mioma surge por causa da proliferação desordenada de células do tecido muscular que formam o útero. Ele tem mais incidência em mulheres que fazem reposição hormonal, não tem filhos, alimentação rica em carne vermelha e pobre em vegetais, obesas e com histórico familiar da condição. 

Seu diagnóstico é feito através de exames de imagem como o ultrassom, a histeroscopia e a histerossalpingografia. Pode ser classificado em três categorias: subseroso, em que o mioma fica localizado na parte mais externa do útero; intramural, na parede do órgão; e submucoso – ele fica mais interno, na cavidade. 

O tratamento é indicado e feito em mulheres que apresentam muitos sintomas e que têm dificuldade para engravidar. A partir daí, é preciso acompanhamento de um médico ginecologista, que pode recomendar uso de anti-inflamatórios, remédios hormonais, suplementos de ferro e cirurgia. 

Compartilhe: