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Método hands on permite aprendizado na prática

A técnica beneficia alunos e é utilizada na Unit-PE através do INOVA

às 16h42
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O método “hands on” vem sendo amplamente utilizado em diversas instituições de ensino, em oposição ao método tradicional de aprendizagem. A expressão vem do inglês e significa algo como “mão na massa”. Partindo desse princípio, essa metodologia se propõe a colocar os estudantes como protagonistas do próprio aprendizado, sem que eles aprendam os conteúdos com uma simples memorização. O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — adota esse método desde o segundo semestre de 2023 através da metodologia de ensino INOVA. Segundo Ivanacha Carneiro, coordenadora de suporte acadêmico da Unit-PE, “esse método enfatiza a participação ativa dos acadêmicos, envolvendo-os em formas de aprendizado que requerem a aplicação prática dos conceitos”.

O hands on foi criado, assim como o INOVA, a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), uma técnica de ensino que põe os estudantes na linha de frente da construção do conhecimento. Ivanacha explica que esse método traz diversos benefícios aos alunos. “O acadêmico assume o protagonismo nos estudos e costuma ser uma pessoa mais interessada e mais comprometida com as suas entregas e resultados. Além disso, após a conclusão do seu curso, com certeza terá a possibilidade de executar suas atividades profissionais com tranquilidade, com maior desenvoltura e mostrando que sabe fazer”, afirma.

Benefícios

Edgard Leonardo, professor da Unit-PE e coordenador do curso de Administração (um dos contemplados pelo INOVA) menciona alguns dos benefícios do método. “Estimula o pensamento crítico, a capacidade de análise e desenvolve a resolução de problemas. Também aumenta o engajamento e a motivação, pois o aprendizado se torna mais relevante e interessante quando os alunos veem a aplicação prática do que estão estudando. Promove a colaboração entre alunos, desenvolvendo o trabalho em equipe. Os estudantes são encorajados a buscar informações, desenvolvendo habilidades de pesquisa e aprendizado autodirigido, além de independência e autonomia. O debate e a discussão são partes integrantes do processo, ajudando os alunos a desenvolver habilidades de argumentação e defesa de pontos de vista”, destaca.

Aplicação prática

Uma das principais formas de aplicação desse método na prática é a realização de projetos, principalmente voltados para a resolução de problemas reais. Dessa maneira, os alunos podem vivenciar os conceitos teóricos na prática e tomar a frente do processo de aprendizagem. O professor Edgard cita um exemplo utilizado em sua disciplina de Planejamento de Marketing. “Uma equipe de alunas, a partir de um modelo de planejamento de marketing e após as análises prévias, estruturaram um planejamento para o negócio da família de uma delas e, no semestre, confirmaram um aumento de receita significativo”, conta.

Diferencial

“Enquanto no modelo tradicional temos o foco na memorização, no trabalho individual e no aprendizado guiado, no nosso modelo os alunos seguem uma dinâmica com foco na habilidade de resolução de problemas, do trabalho em equipe e da pesquisa e aprendizado autodirigido”, diz Edgard sobre o diferencial do método hands on. Ivanacha ainda pontua algumas vantagens no mercado de trabalho. “Por meio desse método, o aluno tem na sua formação uma conexão com a realidade de sua prática profissional. Isso é importante, pois, ao chegar no período de estágio, já vai ter vivenciado experiências”, complementa.

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